A boa gestão constrói um grande negócio


Em momentos difíceis, expandir seu negócio pode parecer ironia, até porque a maior preocupação dos empresários em situações assim é tentar se manter, pelo menos, onde está. Ouvir relatos negativos, como negócios quebrando, startups que não deram certo, empresas que estão tendo lucros muito abaixo que nos anos anteriores, levam alguns empresários a se preocupar quando se deparam com situações difíceis. No entanto, para se destacar e ter um grande negócio, é preciso ter foco e acreditar que a situação, uma hora ou outra, vai mudar.

Em mentoria online, promovida pela Endeavor e transmitida ao vivo por EXAME, um dos maiores empresários do país, Abilio Diniz, falou sobre como ter um grande negócio independentemente do momento em que a empresa esteja passando. “Nos momentos mais difíceis, faça movimentos mais cautelosos e é preciso saber se preparar para o que vem depois da crise. Todo cara competente se segura na crise, salta depois e cresce”, afirmou o empresário.

Abílio afirmou que precisamos ter ideia clara de que a crise uma hora ou outra vai acabar e, com isso, manter o foco nos sonhos, mas sem desvalorizar o presente. “As pessoas ficam infelizes porque colocam metas lá frente que ainda não alcançaram. É preciso dar valor às coisas pequenas da vida para poder ser feliz. Tem que ser feliz todos os dias”, ressaltou.

Foram anos à frente do Pão de Açúcar e hoje Abílio Diniz está no Carrefour, na BRF e na Península, empresa que atua no mercado financeiro. Com isso, são anos de experiência que hoje ele usa como exemplo de perseverança. Na entrevista, ele contou um pouco sobre os altos e baixos que teve durante esses anos de negócio. Confira:

“Tem uma coisa que acredito: você cresce muito mais nas dificuldades, nas tristezas, do que na alegria. Na alegria você desfruta, na adversidade você aprende.

O momento mais importante da minha vida foi quando o Pão de Açúcar quase quebrou. Ninguém acreditava que a gente fosse sair. Eu estava no meio de um conflito de família, a empresa quebrando, e no meio disso eu fui sequestrado. Foi um período muito difícil na minha vida. Quando saí do outro lado, era um homem muito diferente. Isso não quer dizer que eu recomendo ‘arrume um sofrimento para poder crescer’. Mas, então, quando você tem momentos sofridos, não se queixe tanto, pense o que pode tirar daquilo.

As pessoas perguntam: ‘Qual foi o grande erro da sua vida? ’ O grande erro foi o contrato que fiz com o Casino em 2005. Eu faria de novo, mas faria bem feito. Se você vai contratar alguma coisa, o momento do contrato é o mais importante. Tem que prever todas as possibilidades e, se brigar, briga no contrato, não lá na frente.

Eu gosto do que faço. Não paro porque gosto. Esse é o grande ponto, gostamos de empreender, gostamos de empresa, eu e pessoas como o Jorge Paulo Lehmann, a gente se diverte fazendo.

Uma coisa que eu sempre busquei é benchmark. Questiono sempre: ‘quem é o melhor do mundo nesse negócio que eu quero fazer?’. Sempre fui muito mais um copiador do que um inventor. Se ninguém está fazendo aquilo, desconfie se o negócio é bom mesmo. Depois desse benchmark, do diagnóstico, aí você parte para o planejamento e para a ação. Tem que ter cuidado, mas tem que tomar risco”.

Portanto, tiramos dessa pequena parte da trajetória de Abílio a seguinte conclusão: para chegar ao sucesso, é essencial entender que a perseverança precisa ser o plano de fundo do nosso negócio. Corremos riscos todos os dias, mas melhor tentar e descobrir se vamos conseguir, do que abandonar e passar o resto da vida com sonhos que não saem do papel.

Confira o vídeo completo da conversa com o empresário Abílio Diniz:

Fonte: EXAME

Fotos: Pixabay e divulgação

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