Mantenha sua equipe motivada

November 10, 2017

Manter os funcionários motivados é essencial para que uma pequena empresa seja competitiva no mercado.

 

 

Os funcionários da empresa precisam estar motivados para gerar resultado, porque são eles que mantêm contato direto com o cliente. Portanto, ter uma equipe com a motivação sempre lá em cima vai garantir que a sua empresa tenha ótimos resultados. Mas afinal, o que é motivação? E como procurar manter sua equipe motivada? Eduardo Carmello, diretor da Entheusuasmos Consultoria, em entrevista à Exame, apontou alguns pontos quando se trata de motivar os profissionais da sua equipe.


Primeiramente o empresário afirma que a motivação não está diretamente ligada com alegria. Ou seja, precisamos ir além e analisar o que realmente motiva a equipe e não somente o que faz deixá-los alegres por um tempo. Tendo isso em vista, é importante que o empreendedor procure manter a equipe unida, fazendo as pessoas se conhecerem e passarem um tempo juntas, porque isso ajuda na hora de entender a dificuldade dos setores. Mas comece essa aproximação por você mesmo.

 

“O contato mais próximo transmite um sentimento de que o líder está com ele”, explica Palácio.

 

Erro sempre vão aparecer, mas a forma como lidamos com eles irão definir como será o desempenho dos funcionários em uma próxima situação. Não tenha medo de criticar, mas faça isso com muito cuidado. “Reclamar da pessoa e não deixar claro o que a pessoa fez de errado só vai agravar o problema”, afirma Machado. Procure conversar no particular e lembre-se: não precisa chamar para conversar somente para criticar, elogios também gera um bom resultado.

 

 

 

Ajude sua equipe a crescer

 

 

Incentive cada um de seus funcionários a buscar crescimento profissional. Marque reuniões para estimular o aprendizado, traga coisas novas para apresentar a eles e esteja sempre se mostrando interessado em ensinar. “Bancar um curso especifico, não vejo como um gasto e sim como um investimento, pois é uma consequência boa para a empresa”, sinaliza Palácio. 

 

Além disso, você também pode estimular a participação de cada membro da equipe dentro da empresa. Por isso, procure sempre manter o ambiente descontraído para que os liderados se sintam confortáveis em ter ideias e opinar.  “Nada melhor do que a própria equipe envolvida no problema para dar sugestões. As melhores ideias podem ser premiadas com um vale-presente ou um voucher para um almoço”, explica Palácio.

 

Fazer parceria com outros negócios é uma sacada bem interessante para que você agregue mais benefícios para a equipe. Academia, restaurante, escolas de arte, cursos de idiomas, são alguns exemplos que podem fechar parceria com a sua empresa e garantir a motivação da equipe. Por fim, é importante pensar algo para comemorar os resultados e conquistas do final de mês ou datas comemorativas. 

 

“O empresário não pode perder o momento. Café da manhã, happy hour, nada que seja muito caro. A longo prazo, isso pode fazer a diferença, pois aumenta a competitividade da empresa“, afirma Palácio. O empresário finaliza dizendo que por mais “simples” que seja, como uma caixa de bombom, por exemplo, demonstra que você gostou da atitude dele e está valorizando para que ele volte a fazer novamente.

 

 

 

Fotos: Pixabay

 

Fonte: Exame

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Dica para Gestores: Campanhas de Vendas

April 29, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags