O clima da empresa e os resultados em vendas

August 10, 2019

O papel da liderança (ou do chefe) no desempenho comercial

Como está o clima na sua empresa? Azedo ou alegre? Saiba como isso pode afetar seus resultados. (Imagem: 123rf)

 

Por Heber Fernandes

 

Recentemente, em uma palestra para um grupo de empresários em Curitiba, eu abordei um tema delicado, mas importante, sobre Alto Desempenho em Vendas: o papel do clima organizacional para um ambiente de produtividade e resultados. Afirmo ser "delicado" porque a maioria dos proprietários de empresas espera que haja "o milagre das vendas" na equipe, mas nem todos gostam de serem confrontados em um dos fatores que mais pesa para um time que vende muito - ou pouco: o papel da liderança.

 

Um chefe rude, crítico, que bate na mesa, desmotiva a equipe. É um tipo de influência que pode até funcionar por um tempo, mas não gera alta performance a longo prazo. O clima "azeda", os colaboradores não sentem alegria ao trabalhar, perdem o estímulo para criar soluções e pensam de maneira recorrente em desistir.

 

Ao contrário disso, um líder que corrige com firmeza, mas com respeito, jeito de falar, que sabe elogiar e entender os dias maus da equipe, esse sim, é capaz de formar um grande time comercial, que bate metas, que dá algo a mais e que resolve. Uma liderança exercida com palavras brandas, com reconhecimento e com feedbacks negativos dados na hora e do jeito certo, é muito mais efetiva.

 

É sempre culpa do líder? Não, nem sempre. Mas é sim, em boa parte dos casos.

 

Como você tem exercido sua liderança?

 

Como está o clima na sua empresa? Azedo ou alegre? Há um clima de respeito ou medo? Sua equipe busca soluções conjuntas ou se mostra desanimada?

 

A boa notícia é que o desenvolvimento de pessoas é algo viável e todo líder que quer crescer pode - e deve - melhorar suas competências relacionais. 

 

Em nossas consultorias, atuamos junto ao time de vendas, mas, também entre os gestores e líderes. Meu papel é motivar a liderança a zelar por um clima organizacional saudável e motivador e aprender formas de realizar isso na prática.

 

Temos visto muitos resultados, apesar de sabermos que liderar é um desafio diário. Estamos certos que ferramentas e técnicas de vendas aliadas a uma liderança que cuida do ambiente e do clima da equipe são ingredientes de grande impacto nos resultados comerciais.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Dica para Gestores: Campanhas de Vendas

April 29, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags