6 regras de ouro para estabelecer metas de vendas (e alcançá-las)!

March 3, 2017

 

Quais suas metas para 2017? Uma pergunta simples, mas que para mais de 90% das pessoas, a resposta é simples silêncio. No campo pessoal: Casar? Trocar de carro? Começar uma faculdade? Ter mais um filho? Enfim... ao que você vai se dedicar em conseguir neste ano novo?

 

É vital estabelecer isso pois para quem não tem meta clara, qualquer resultado serve, o que vier é lucro pois não se tinha meta de nada. É impressionante como as metas nos impulsionam na vida. Elas são como molas que nos lançam rumo ao sucesso. Para tudo na vida é necessário que tenhamos metas. Elas nos motivam, nos dão um horizonte, uma direção de vida.

 

Interessante que se tratando de vendas, um bom vendedor também precisa estabelecer metas, pois é no cumprir das suas metas que ele vai sentir a alegria da realização profissional e ainda viabilizar suas metas pessoais (pelo menos as ligadas a finanças). Afinal, todo profissional de vendas depende das comissões que ganha para alcançar um salário melhor. 

 

É uma profissão em que os ganhos dependem dos resultados. Por isso, meta de venda batida, significa mais grana no bolso do vendedor. Uma coisa está intimamente ligada a outra. 

Sendo assim, pergunto a você: Quais suas metas de vendas para 2017? Quanto precisa vender neste ano, quanto você precisa vender por semestre, por bimestre, por mês, por semana, por dia, por hora para viabilizar suas metas pessoais? São essas metas que te guiarão a tomar novos passos para o crescimento. Reflita nisto!

 

Deixo a seguir algumas regras de ouro que irão te ajudar neste planejamento:

 

 

 

1- Metas precisam de um número e uma data

 

 

 

Para que de fato se torne uma meta, todo projeto precisa ter um número específico e uma data. Exemplo: “De janeiro a dezembro de 2017, venderei R$ 2 milhões”. Outro exemplo: “Em janeiro, venderei R$ 150 mil, em fevereiro, venderei R$ 180 mil”. É esta combinação (número e data) que te darão a pressão necessárias para que você possa dar o seu melhor.

 

 

 

2- Metas precisam ser escritas e colocadas onde enxergamos

 

Impressionante como não basta termos as metas em nossas mentes. É necessário trazermos isso para o campo da visão. Por isso, escreva suas metas de vendas e coloque onde você sempre possa ver. Talvez na sua agenda, talvez na tela do seu computador... a escolha do local é sua, mas o importante é você não tirar dos seus olhos suas metas para não perder o foco, a motivação ao longo dos desafios que virão.

 

 

 

3- Metas precisam nos desafiar

 

Metas que não nos desafiam não servem. Elas precisam nos levar a irmos além do que já fomos. É preciso que sejam números e datas que nos levem a sair da zona de conforto, que nos ajudem a darmos um próximo passo em nossas carreiras, em nossos objetivos.

 

 

 

4- Metas precisam ser alcançáveis

 

Ao mesmo tempo que as metas precisam nos desafiar, elas precisar estar ao alcance das nossas mãos. Precisam ser reais para não nos desanimar ao longo do período. Por exemplo: Se você vende em média R$ 200 mil/mês, dificilmente uma meta de R$ 500 mil/mês será possível num curto prazo. Portanto, busque uma meta que lhe estique, que te obrigue a crescer como profissional, mas não pode ser um ilusão. Tem que ter coerência.

 

 

 

 

5- Metas precisam ser nossas e não apenas da empresa

 

Nossas metas de vendas precisam estar alinhadas com as metas que a empresa nos dá. Não adianta minha meta pessoal de venda ser R$ 90 mil/mês se a meta da empresa é R$ 110 mil/mês. Porem também não adianta a meta da empresa ser aceita apenas da boca para fora. É necessário que haja envolvimento e fé por aquilo que a empresa espera de nós.

 

É preciso aceitar e adotar como nossa essa meta dada pela empresa. Lembre-se: só se desafia quem se acredita. Se você tem uma meta dada por sua empresa maior do que a sua meta é porque a empresa tem acreditado mais em seu potencial do que você mesmo.

 

 

 

6- Metas precisam ser acompanhadas e reajustadas de perto

 


As metas não podem ser lembradas no início do ano e depois relembradas apenas em dezembro. De jeito algum! Precisamos ter zelo com nossas metas. Acompanhe de perto como andam suas vendas! Não queira saber seus resultados apenas na virada do mês, na hora de calcular suas comissões. Seja minucioso com seus resultados!

 

Que tal acompanhar seus números todos os dias? Só quem faz isso pode ajustar ao longo do mês o quanto precisa vender por dia para alcançar sua meta mensal. Só quem faz isso ao longo dos meses pode ajustar suas metas para alcançar seu objetivo

 

 

 

Heber Fernandes é palestrante e consultor empresarial, idealizador do Programa de Alto Desempenho em Vendas 3.0. Treina equipes e desenvolve táticas para aumentar os resultados de equipes comerciais. Contato: (41) 99918-0045 ou contato@heberfernandes.com.br. 

 

(Imagens: Freepik)
 

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