Quer mais resultados? Saia da zona de conforto


É muito comum se associar inovação à tecnologia. Afinal, estamos numa era em que os avanços tecnológicos são diários e têm gerado grande impacto em nosso estilo de vida. Estamos em plena revolução digital, num tempo em que startups e aplicativos se multiplicam numa velocidade que chega a ser assustadora. No entanto, inovar não é uma exclusividade da área tecnológica como muitos pensam.

Na verdade, como o próprio nome diz, ela é o simples ato de inovar, de trazer/fazer o novo. Isso pode se dar dentro de um departamento comercial por exemplo por meio do jeito de prospectarmos novos clientes. Que tal montar um televendas ativo?

Inovar para muitos, talvez seja receber o cliente na loja com um simples bom dia ou um aperto de mão (que não havia até então). Talvez inovar para você possa ser um novo jeito de oferecer um produto extra, aumentando o ticket médio da sua venda (não vender apenas o que o cliente pediu).

Para outros, talvez inovar no atendimento seja aplicar novas formas de fechamento, de conduzir a concretização da venda. Enfim, é possível inovar com técnicas e táticas de vendas diferentes das praticadas.

Porém para que seja haja qualquer inovação, é preciso tanto de um olhar visionário como de um coração aberto a mudanças. Afinal, é mais fácil (por mais que não esteja dando certo), permanecer fazendo sempre as mesmas coisas que estamos acostumados. É mais cômodo repetir e repetir o que fazemos.

Inovar é sair da zona de conforto. É promover uma quebra de paradigmas, é buscar resultados que ainda não obtemos de um jeito que ainda não fizemos. É mudar rotinas, processos, práticas! É mudar a mente!

Neste momento de crise política e financeira que vivemos no Brasil, é importante que todos nós estejamos abertos a mudanças. Afinal, como disse Einstein: “Loucura é esperar resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas”. Se você não está satisfeito com suas colheitas, mude sua semente! Inovar é a semente do momento!

Acredite, inovar é mais do que nunca necessário para a sobrevivência e para a retomada do crescimento. No mundo das vendas não há como ser diferente, ainda mais com o desafio das vendas on-line e dos produtos chineses!

É necessário buscar novos caminhos para perguntas que surgiram. Inovar é preciso! É preciso correr o risco de mexer, de atualizar o jeito de vender, de fazer negócios! Um departamento comercial de sucesso é aquele que se reinventa a cada novo degrau que sobe (ou desce).

Heber Fernandes é palestrante e consultor de negócios especialista em aceleração de Departamentos Comerciais e Vendas. Realiza consultorias para desenvolver as áreas de vendas e liderança. Contato: (41) 9918-0045.

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