Especialistas apontam cenário favorável para investimento nos setores de vendas e marketing

January 31, 2019

Para as empresas, chances de aumento de faturamento. Para os profissionais, a tendência é de um grande ano para as carreiras ligadas às áreas, especialmente, na gestão comercial.

 

 

Se 2018 acumulou queda nas vendas em Curitiba e região de 6,23%, segundo a Fecomércio PR, o novo ano começa em um cenário de otimismo e perspectiva de crescimento. Com novo cenário político e expectativa de retomada econômica, o comércio deve ficar aquecido. 

 

Segundo o consultor Heber Fernandes, especialista em Alto Desempenho em Vendas, os departamentos comerciais e a área de Marketing tendem a serem destaques. “A expectativa para essas áreas são muito grandes para 2019. Com a retomada da economia, devido a mudança de governo, as empresas voltam a ganhar fôlego para investir. Estruturar a parte de vendas e marketing é plantar para colher. Mas é importante ressaltar que o investimento deve ser feito de maneira correta, procurando empresas e consultorias que saibam orientar para aproveitar a oportunidade“, afirma.  

 

O consultor também enfatiza que as empresas que investem nestas áreas obtêm vantagens comerciais e mercadológicas, ultrapassando seus concorrentes. Foi o caso da Imobiliária Bidese, que investiu na contratação da Consultoria de Alto Desempenho em Vendas, que reúne um planejamento de crescimento comercial e a implementação de ações de melhorias concretas nos resultados.

 

“A consultoria agrupou a equipe e desenvolveu um direcionamento para a liderança, encaminhando todos para o mesmo foco. Nossos consultores imobiliários entenderam como atuar e de que forma alcançariam os resultados. As minhas expectativas foram superadas. Nosso crescimento anual era de 10% e hoje é de 40%“, afirma Thiago Bidese, diretor geral do Grupo Bidese, que reúne negócios na área Imobiliária e Construtora em Curitiba.

 

Profissões 2019

O cenário é favorável para as empresas e também para profissionais que atuam nas áreas de vendas e marketing. Segundo um levantamento da Talenses e PageGrup, esses setores são um dos que terão maior tendência de contratações neste ano. Confira a listagem na íntegra divulgada pelo Portal InfoMoney.

 

VENDAS

- Representante/Gerente de vendas

 

O que faz: prospecção de potenciais clientes e parceiros, gera demanda e ações promocionais, acompanha a performance e desenvolve a força de vendas, estabelece planos de visitas, realiza análise de concorrentes, estudo de mercado, levantamento de resultados de vendas e demanda, participa de convenções e congressos, desenvolve relacionamento no mercado público e privado.

 

Perfil da vaga: desejável formação e especialização em negócios, marketing, comercial ou negociação; idiomas (desejável, mas não imprescindível; isso pode variar pela nacionalidade e demais pré-requisitos da empresa).

 

Salários: representante (R$ 5 mil a R$ 8 mil mais variável) / gerente de vendas (R$ 16 mil a 25 mil mais variável)

 

Motivo para alta: peça-chave nas definições de planos táticos e estratégicos comerciais da companhia para o atingimento das metas, aumento nos resultados de vendas e engajamento da equipe comercial.

 

- Gerente comercial (canal indireto)

O que faz: responsável por qualificar e gerir o relacionamento, margem e volume de vendas indiretas para distribuidores ou revendas.

 

Perfil da vaga: senioridade para entender o modelo de negócio do canal e propor uma solução "ganha-ganha". Habilidade de influência, boa capacidade analítica, negociação e conciliação.

 

Salário: R$ 15 mil a R$ 25 mil mais bônus e/ou comissões.

 

Motivo para alta: modelo de vendas indiretas permite maior capilaridade e penetração em diferentes clientes/regiões. É um modelo com custos fixos menores e que cria um ecossistema de vendas positivo. Essa posição vem crescendo nos mercados de tecnologia e bens de consumo.

 

- Gerente de desenvolvimento de negócios

 

O que faz: profissional é responsável por definir a política e estratégia de execução com a liderança da companhia com foco em buscar novas frentes de negócio, desenvolver contas estratégicas e gerar oportunidades ainda não trabalhadas. É de extrema importância que haja um plano comercial bem elaborado afim de garantir um mapeamento claro de em quais mercados atuar e alocar força de vendas.

 

Perfil da vaga: profissional multitarefa e com perfil consultivo, capaz de desenhar planos de ação a serem executados em campo, além de capacidade analítica de acompanhar todos os indicadores de performance. Competências comportamentais são fundamentais para a posição, assim como alta energia, proatividade, atitude, persuasão, resiliência e boa comunicação.

 

Salário: R$ 12 mil a R$ 18.000 mais bônus e/ou comissões.

 

Motivo para alta: área comercial é um dos principais gatilhos em momentos de retomada e crescimento, pois recebe investimento e maior respaldo dentro das organizações devido ao foco em aumentar participação de mercado e consequente faturamento. Setores de serviços e indústria vêm demandando com maior frequência.

 

MARKETING & NEGÓCIOS – SERVIÇOS FINANCEIROS

 

- Analista de produtos

 

O que faz: responsável pelo desenvolvimento ou melhora de algum produto oferecido pela empresa para o cliente final.

 

Perfil da vaga: capacidade analítica e crítica sobre o funcionamento e desenvolvimento de novos negócios; criatividade para pensar em novos negócios e maneiras de fazer a experiência do cliente mais prazerosa.

 

Salário: R$ 8 mil a R$ 12 mil.

 

Motivo para alta: companhias estão em busca de candidatos com expertise em produtos diferenciados (sejam em grandes bancos ou pequenas empresas de tecnologia). O mercado precisa de mentes e ideias capazes de fazer os consumidores utilizarem mais seus serviços. Assim como em muitas áreas, a experiência do usuário é o que faz uma pessoa utilizar um serviço financeiro ou não.

 

MARKETING DIGITAL

 

- Gerente de marketing de performance

 

O que faz: responsável por direcionar o investimento no melhor canal para seu negócio, baseando-se em números do negócio e nas ações de marketing de performance realizadas.

 

Perfil da vaga: precisa conhecer bem a estratégia de marketing e o orçamento do cliente para definir onde investir de forma a ter um retorno saudável nas dezenas de formatos de mídia existentes no mercado. Definição e acompanhamento de indicadores de desempenho são pré-requisitos obrigatórios.

 

Salário: R$ 10 mil a R$ 15 mil.

 

Motivo para alta: empresas cada vez mais apontam o marketing com uma área estratégica e que controla o retorno de investimentos em diferentes mídias.

 

 

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